HÁBITOS QUE PODEM PREJUDICAR SUA SAÚDE BUCAL

PUBLICADO EM 13/03/18

Se liga em alguns hábitos que podem atrapalhar sua saúde bucal:

• Escova de dentes antiga: a troca da escova de dentes de três em três meses é essencial, o uso de uma escova velha pode machucar a cavidade bucal e ajudar na proliferação de bactérias.

• Palitar os dentes: o uso do palito de dente além de não facilitar a limpeza dos restos de alimentos presos entre os dentes pode causar lesões e retirar a camada protetora dos dentes.

• Mastigar apenas de um lado: é muito comum mastigarmos apenas de um lato da boca, esse processo é conhecido como “mastigação unilateral predominante” e pode ser prejudicial à saúde podendo resultar em um desajuste na arcada dentária e a longo prazo, pode causar um aumento na musculatura e problemas nas articulações.

• Roer unhas: Esse hábito desgasta os dentes e traz bactérias, fungos e germes para a cavidade bucal, além de poder causar bruxismo e infecções.


• Alimentos duros: Alimentos muito duros como balas, pé de moleque, torresmo e quebra queixo podem causar danos aos dentes, trazendo reflexos em todo o corpo. Além do visual, podem trazer fortes dores e infecções.

Além de tomar cuidado com os casos acima, é essencial manter uma higiene bucal impecável, fazendo o uso do fio dental e enxaguante bucal. Visite o seu dentista com frequência e siga as recomendações de acordo com as suas necessidades.