DICAS DE MASTIGA√á√ÉO AP√ďS UMA RESTAURA√á√ÉO

PUBLICADO EM 17/01/18

Depois de fazer a restauração de um ou mais dentes, a dor e a sensibilidade dos dentes pode durar por horas ou até dias após o procedimento. Isto faz com que a ingestão de sólidos e líquidos seja desconfortável.

Felizmente, seguindo algumas orienta√ß√Ķes e evitando alimentos que possam causar problemas depois da restaura√ß√£o, voc√™ pode reduzir consideravelmente o desconforto:

Mastigue devagar e morda levemente: A mordida exerce uma enorme pressão nos dentes e isto pode fazer com que fiquem doloridos após uma restauração. Ao mastigar seu alimento, faça-o devagar e tente não morder até o final; isso impedirá o impacto do contato entre os dentes. Se possível, mastigue no lado oposto ao da restauração.

Mantenha a boca fechada ao mastigar: Para algumas pessoas, até o ar frio pode desencadear dor em dentes sensíveis. Consequentemente, além de boas maneiras, manter a boca fechada ao mastigar diminui a chance de o ar frio entrar na boca e causar dor.

Evite alimentos pegajosos: Para algumas restaura√ß√Ķes, especialmente as met√°licas(am√°lgama), aguarde algum tempo ap√≥s o procedimento. Comer alimentos pegajosos pode, em casos raros, soltar a nova restaura√ß√£o, portanto √© melhor evit√°-los por um per√≠odo de tempo.

Evite bebidas muito quentes ou muito frias: Temperaturas moderadas são menos propensas a desencadear dor em dentes sensíveis.
Evite doces: Alimentos a√ßucarados e refrigerantes provocam sensibilidade em algumas pessoas e podem promover o crescimento de bact√©rias em torno das restaura√ß√Ķes.

N√£o mastigue nozes, balas duras, ou gelo: Al√©m de causar uma press√£o indevida sobre os dentes enquanto eles ainda est√£o se recuperando, morder alimentos duros pode soltar a nova restaura√ß√£o que ainda n√£o est√° devidamente acomodada. Isto √© particularmente importante para as restaura√ß√Ķes met√°licas (am√°lgama), pois elas levam mais tempo para acomodar do que as restaura√ß√Ķes de resina (da cor do dente).

Siga sempre as recomenda√ß√Ķes do seu dentista sobre dicas de mastiga√ß√£o, os alimentos que devem ser evitados ap√≥s o procedimento, e quanto tempo voc√™ deve esperar para comer alimentos s√≥lidos depois da restaura√ß√£o.

Se seus dentes permanecerem sens√≠veis por v√°rias semanas depois de uma restaura√ß√£o, ou se a dor aumentar em vez de diminuir ao longo do tempo, consulte o seu dentista para verificar as causas e as poss√≠veis solu√ß√Ķes. √Äs vezes um ajuste pequeno e indolor como lixar uma √°rea mais alta de uma restaura√ß√£o √© o suficiente para aliviar a dor. Em outros casos, a sensibilidade pode ser o sinal de um problema mais s√©rio.


Fonte: Centro De Excelência Odontológica Pacheco