Você sabe qual é a diferença do uso do aparelho em diferentes fases da vida?

PUBLICADO EM 16/10/17

Quando pensamos em aparelho ortodôntico somos levados a adolescência, certo?! O tratamento ajuda na estética do sorriso, mas esta utilização não está limitada a somente os jovens. Separamos para vocês algumas informações falando sobre o uso e as transformações em diversas fazes da vida.

• O aparelho pode ser usado em várias fazes da vida como nos casos de pacientes ainda com dentição decídua, os conhecidos dentes de lentes, não é escolhido o uso de aparelhos fixos tradicionais, normalmente. Enquanto isso, os pacientes que já estão na troca de dentes, denominado dentaduras mistas, e quem já possui a permanente completa, podem recorrer ao tratamento com o aparelho ortodôntico tradicional. Comparando os casos, é possível perceber a necessidade de um diferente tipo de procedimento para cada tipo.

• A indicação para o uso do aparelho se dá de acordo com a fase de vida do paciente. Além disso, cada idade demanda um tipo de procedimento a ser feito. A avaliação do ortodontista é uma etapa de suma importância para identificar o desenvolvimento da oclusão. Dessa maneira, é possível constatar se está acontecendo algum desvio e analisar a necessidade de interferir.

• Enquanto o paciente apresentar a fase de crescimento, pode-se contar com mudanças no desenvolvimento dos ossos maxilares. Dessa maneira, esse crescimento pode ser alterado a favor do tratamento necessário.