Conheça os sinais que sua boca pode dar sobre sua saúde

PUBLICADO EM 04/10/17

Manter a saúde bucal em dia é muito importante, usando fio dental, fazendo a escovação correta usando o fio dental diariamente. Mas mesmo fazendo isso as vezes podemos perceber alguns probleminhas na cavidade bocal. Por isso veja a seguir alguns exemplos para prevenirmos alguns problemas e evitar uma dor de cabeça maior.

SANGRAMENTOS
Os sangramentos na gengiva nem sempre indicam um problema bucal, entretanto não devem ser ignorados à primeira vista. Normalmente, esse tipo de ferida aparece durante a escovação dos dentes. Mas fique atento o problema pode sinalizar uma diabetes, comum por apresentar problemas de coagulação, ou, quando estiver acompanhado do inchaço da gengiva, o paciente pode estar com gengivite, por exemplo.

MAU HÁLITO
O desconforto do mau hálito é bem grande para quem possui e para quem está ao redor. Cientificamente, o problema é conhecido como halitose. O odor ruim pode ser um sinal de outras doenças, como diabetes, periodontite, problemas estomacais ou cárie.

FERIDAS NA REGIÃO E CAVIDADE BUCAL
É comum surgirem alguns machucados dentro da boca ou pelos lábios. Esses incômodos podem ser problemas com aftas ou também herpes, em alguns casos. Ambos são indicadores de enfraquecimento do sistema imunológico, servindo como uma forma de alerta para o paciente.

PROBLEMAS NA LÍNGUA
Uma língua rosada é o tipo considerado como saudável. Assim como outras regiões da boca, ela pode ser uma maneira de indicar problemas de saúde. A descamação desta é chamada de língua geográfica, trazendo hipersensibilidade no momento da ingestão. Além disso, uma língua inchada e avermelhada pode ser um sinal de carências de algumas vitaminas e de ácido fólico.