Especialistas listam dez mitos e verdades sobre os dentes sisos

PUBLICADO EM 15/06/17

Eles surgem por volta dos 16 aos 25 anos e ainda fazem muita gente perder o sono. Por isso, o EXTRA convidou dois especialistas para esclarecer as d√ļvidas mais frequentes nos consult√≥rios sobre os dentes sisos - ou terceiros molares. Qual a melhor idade para extra√ß√£o? Por que algumas pessoas nascem sem eles? Para que servem esses dentes?

‚ÄúAnteriormente, a fun√ß√£o era manter uma boa atividade mastigat√≥ria. Isso porque os primeiros dentes, que nasciam por volta dos seis anos, eram perdidos muito cedo, uma vez que o per√≠odo era mais suscet√≠vel a c√°ries dent√°rias. Hoje, como a perda precoce do primeiro molar √© rara devido √† odontologia mais conservadora e a concentra√ß√£o de fl√ļor nas √°guas, os sisos perderam a fun√ß√£o original‚ÄĚ, explica o cirurgi√£o-bucomaxilofacial Augusto Pary.

A cirurgia para retirada dos sisos √© feita em consult√≥rio, com anestesia local, e dura cerca de 40 minutos. Apenas em casos mais complexos, o paciente pode ser levado ao hospital para fazer o procedimento. Ap√≥s a cirurgia, √© normal haver incha√ßo e inc√īmodo, que duram de tr√™s a quatro dias. Nesse per√≠odo √© importante evitar alimentos quentes (e abusar dos gelados!), n√£o abaixar a cabe√ßa e abrir m√£o das atividades f√≠sicas.

Nem todo mundo, porém, precisa retirar os sisos.

"Em casos raros, o dente nasce harmoniosamente e a retirada n√£o √© necess√°ria. Por√©m, grande parte das pessoas t√™m problemas, principalmente se os sisos ficarem cobertos por parte da gengiva, o que pode causar infec√ß√Ķes, com complica√ßoes s√©rias. Assim, a extra√ß√£o √© indicada como m√©todo preventivo", orienta a cirurgi√£-bucomaxilofacial Katyuscia Lurentt.

Saiba mais sobre os chamados "dentes do juízo":

- Quem j√° extraiu um siso tem que tirar todos os outros;

Mito. O que se recomenda √© que, se foi retirado o siso superior do lado esquerdo, por exemplo, o inferior do mesmo lado tamb√©m seja extra√≠do. √Č o chamado dente antagonista. "Esse antagonista pode tentar ocupar o espa√ßo do dente removido. O dente pode continuar 'crescendo' e machucar a gengiva oposta", afirma a dentista Cl√°udia Fugita.

- Não é bom retirar os sisos na adolescência;

Mito. O momento da retirada deve ser avaliado pelo dentista em cada caso. Há estudos que indicam a idade ideal entre os 16 e os 18 anos, porque há somente 2/3 da raiz formada. Após esse período, a extração pode ser mais complicada.

- Sisos podem atrapalhar o alinhamento dos outros dentes;

Verdade. A for√ßa da erup√ß√£o dos sisos pode fazer com que dentes vizinhos fiquem desalinhados ou at√© apinhados (uns por cima dos outros). O nascimento dos sisos tamb√©m pode atrapalhar o tratamento ortod√īntico. "Como o dente siso √© o √ļltimo da arcada e normalmente tem pouco espa√ßo para nascer, ele pode dificultar a movimenta√ß√£o dos outros dentes em tratamento com aparelhos ortod√īnticos", afirma Cl√°udia Fugita.

- Mesmo antes de nascer, o siso est√° sujeito a c√°ries.

Mito. Qualquer dente só estará sujeito à cáries se exposto ao meio bucal. Porém, se o siso estiver semi-incluso, ou seja, com uma parte exposta e outra sob a gengiva, e não houver uma higiene adequada, ele pode, sim, ter cárie.

- O siso pode atrapalhar a movimentação da boca, a fala e a respiração.

Mito. O dente siso não interfere na fala e na respiração. Pode acontecer de atrapalhar a movimentação da boca se gengiva estiver inchada ao seu redor, devido a um processo chamado pericoronarite (inflamação da gengiva).

- √Č normal sentir dor e ter sangramento quando o siso est√° nascendo.

Depende. Normalmente o dente do siso não causa dor nem sangramento para nascer. A dor acontece quando há uma infecção na parte da gengiva que recobre o siso.

- O siso é um dente mais difícil de extrair do que os outros.

Verdade. Por estar em um local de dif√≠cil acesso, a extra√ß√£o do dente do siso √© mais complexa. Muitas vezes, ele est√° numa posi√ß√£o desfavor√°vel (em lugar de nascer na posi√ß√£o vertical, ele nasce horizontalmente ou inclinado) e isso pode dificultar a remo√ß√£o. Os especialistas, entretanto, disp√Ķem de t√©cnicas que permitem a extra√ß√£o com tranquilidade.

- √Č poss√≠vel retirar os quatro sisos de uma vez.

Verdade. A extra√ß√£o dos quatro sisos de uma √ļnica vez pode ser feita em consult√≥rio e, ao contr√°rio do que muita gente acredita, usando apenas anestesia local. "Mas esse tipo de procedimento n√£o √© necess√°rio. Vai depender do julgamento do profissional", afirma o cirurgi√£o-bucomaxilofacial Augusto Pary.

- Sisos inclusos podem provocar perda óssea.

Raramente. A perda de massa √≥ssea ao redor do siso s√≥ acontece se houver um problema periodontal ou de infec√ß√£o cr√īnica. A perda √≥ssea tamb√©m pode estar ligada √† forma√ß√£o de um cisto ou tumores. Mas esses s√£o casos muito raros, segundo Pary.

- √Č poss√≠vel nascer sem os sisos ou com apenas alguns deles.

Verdade. √Č muito comum. O siso √© um dente em extin√ß√£o, ou seja, ao longo do tempo a arcada humana diminuiu e o n√ļmero de dentes foi reduzido. √Č uma adapta√ß√£o do ser humano √† evolu√ß√£o da esp√©cie.

Fonte: https://goo.gl/z3oGyN