Como estimular as crianças a escovarem os dentes?

PUBLICADO EM 16/05/17

Estimular as crianças a escovar os dentes não é nada fácil, e tornar isso um hábito na vida delas é uma tarefa que exige muita paciência. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar!
 
Dê o exemplo: Escove o dente em família, crie um momento descontraído, faça a criança perceber que escovar os dentes é importante e prazeroso.

Ensine de forma criativa e interativa:
O uso de livros e vídeos educativos funcionam como um grande estimulo para as crianças, use a tecnologia a seu favor para ensinar o habito da escovação de forma divertida, com filmes, desenhos, vídeos, músicas.

Crie uma rotina: Faça a criança se habituar com o horário de escovar os dentes, mantenha a rotina todos os dias, até quando não estiver em casa, isso ajuda as crianças a assimilarem os hábitos e se acostumarem com a higiene diária.

Prepare o ambiente: Ofereça condições adequadas para a criança encontrar um espaço preparado que transmita confiança e segurança na hora da higiene. Adapte o banheiro para que a criança reconheça o seu lugar de higiene, em vez de colocar o seu filho em cima do vaso sanitário, ofereça um banquinho firme. Outra opção é usar um copinho com água para a criança poder enxaguar a boca em vez de se esticar na pia para alcançar torneira. Uma boa dica é colocar a criança sentada na cadeirinha de alimentação. Dessa forma a criança fica estável, sem riscos de quedas.

Elogie e recompense: Sempre que as crianças terminarem a higienização, crie uma espécie de inspeção para conferir se os dentinhos foram bem escovados, se sim, elogie e faça recompensas. Se não, ajude a criança a escovar corretamente! Dessa forma a criança demonstrará mais interesse na higiene.