Escovar os dentes com muita força e de forma errada retrai a gengiva e provoca sensibilidade

PUBLICADO EM 05/04/17

Para manter a saúde bucal em dia para evitar cáries, dores e complicações e ainda garantir sempre um sorriso branco e limpo, escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e fazer uso regular do fio dental é essencial e você certamente já mantém a rotina. Mas será que conhece a maneira correta de escovar os dentes?

Um erro bastante comum é acreditar que fazer força com a escova de dentes promove uma limpeza mais profunda e eficiente. No entanto, é preciso saber que além de poder prejudicar seriamente a sua saúde bucal, o excesso de pressão pode provocar retração gengival, condição em que as gengivas se comprimem em direção à raiz do dente e deixam a dentina exposta.

Além disso, escovar os dentes com muita força, com escova de cerdas duras, pode também machucar a gengiva e danificar o esmalte dos dentes. Prefira as escovas de cabeça pequenas e cerdas macias.

Outra medida equivocada é exagerar na pasta de dente ao fazer a higienização. A espuma do creme dental não é responsável pela limpeza, mas sim a maneira como a escovação é realizada. Portanto, saiba que quantidade próxima ao tamanho de um feijão já é suficiente para remover a sujeira.

Fonte: https://goo.gl/15OwaH