ALIMENTOS QUE PODEM PREVENIR A CÁRIE

PUBLICADO EM 07/12/16

Opções alimentícias que ajudam a prevenir a cárie:
Não é divertido evitar comer alimentos doces, como bolachas e balinhas, mas quando se trata da cárie, a eleição dos alimentos tem um papel importante. Alguns alimentos podem danar nossos dentes, enquanto que outros contém os nutrientes necessários para mantê-los fortes e sadios. Para ajudar a prevenir a cárie, considere as seguintes opções.

Cálcio:
O cálcio é um ingrediente fundamental para prevenir a cárie, especialmente nas crianças. Os lacticínios são uma fonte maravilhosa de cálcio, que se encontra no leite, iogurte e queijo; já que o cálcio não se encontra na gordura, o leite descremado e o iogurte zero gordura são igualmente benéficos. Outras opções são os vegetais verdes como os brócolis e o repolho chinês, o peixe enlatado com ossos, as amêndoas, as nozes brasileiras e os grãos secos.

Frutas, fibras e vegetais:
Consumir alimentos ricos em fibra mantém o fluxo de saliva, a qual ajuda a criar defesas minerais contra a cárie. Os frutos secos como as tâmaras, as passas e os figos, e as frutas frescas como as bananas, as maçãs e as laranjas, são boas fontes de fibra. Outras opções são os grãos, as couves-de-bruxelas e as ervilhas, bem como o amendoim, as amêndoas e o farelo de trigo.

Grãos inteiros:
Os grãos inteiros são ricos em ferro e vitaminas B, os quais ajudam a manter as gengivas saudáveis. Os grãos inteiros também contêm magnésio, que é um ingrediente fundamental para ossos e dentes. Além disso, os grãos inteiros são ricos em fibra. Consuma alimentos tais como o farelo de trigo, o arroz integral e os cereais e massas de grão inteiro, os quais são uma boa fonte de grãos inteiros.

Guloseimas:
Quando compre lanches, prefira alimentos saudáveis, tais como os indicados previamente. Afaste-se dos doces, porque o açúcar, em conjunto com a placa, debilita o esmalte dental e deixando-o vulnerável às cáries. De fato, cada vez que consumimos guloseimas, o açúcar fica nos dentes 20 minutos depois de ser ingerida.

A pirâmide alimentar:
Quando você quiser seguir uma dieta saudável, que seja boa para seus dentes e para o resto do seu corpo, tente de ser fiel à pirâmide alimentar. A pirâmide está estruturada para oferecer rações saudáveis de todos os grupos alimentares necessários durante o dia.

Fonte: https://goo.gl/KLvq95