O QUE É GENGIVITE?

PUBLICADO EM 30/11/16

A gengivite é a fase inicial da doença periodontal que pode afetar de maneira direta sua saúde bucal e geral. Conheça as causas, reconheça os sintomas e aprenda a tratá-la e preveni-la.

A gengivite consiste na inflamação do tecido gengival que rodeia o dente. Esta inflamação é causada geralmente pela acumulação de placa. Se não for tratada a tempo, ela pode evoluir e passar a ter uma forma mais crónica de doença periodontal, conhecida como periodontite, uma das principais causas da perda de dentes nos adultos. Em geral, a gengivite é indolor, portanto, no caso de apresentar qualquer sinal ou sintoma, visite a seu odontologista para uma avaliação adequada e determinar um plano de tratamento.

Quando a gengivite vira periodontite as gengivas começam a afastar-se dos dentes, criando pequenas bolsas. As bactérias podem ficar presas nestas sacolas, enfraquecendo o osso que suporta o dente. Certifique-se de visitar a seu odontologista imediatamente para receber uma avaliação correta, se perceber alguns destes sinais ou sintomas.

A gengivite é ocasionada geralmente pela acumulação de placa. A placa é um depósito de bactérias extremadamente pegajosa, incolora ou de uma cor amarela pálida formada frequentemente nos dentes.

As bactérias produzem ácidos que atacam o esmalte dos dentes e podem danar as gengivas. Este dano pode ser permanente se não for ratada a tempo.

Entre outras causas da gengivite podemos indicar as mudanças hormonais, doenças, o cigarro, tomar alguns medicamentos, maus hábitos de escovação, bem como o elemento genético, já que também pode ser hereditário.

Depois de um diagnóstico adequado de gengivite é importante começar um tratamento imediatamente. A gengivite é reversível, assim que visite a seu odontologista quando apresentar os primeiros sinais ou sintomas para ter uma avaliação adequada e selecionar o melhor plano de tratamento.

A seguir apresentamos outros conselhos para tratar e prevenir a gengivite e a doença periodontal:

- Escove duas vezes por dia com uma escova elétrica ou manual de cerdas suaves.

- Assegure-se de usar um creme de dentes anti-gengivite e anti-placa que contenha flúor, para fortalecer os dentes e prevenir o dano que causa a bactéria da placa.

- Depois de escovar enxague cuidadosamente com um enxague bucal antisséptico para ajudar a combater a placa, a gengivite e o mau hálito.

- Use fio dental pelo menos uma vez por dia para eliminar as partículas de comida e a placa entre os dentes.

- Considere que talvez suas gengivas continuem sangrando durante um tempo, no entanto, é importante continuar escovando e usando fio dental. A eliminação da placa é vital para melhorar a saúde das gengivas.

Quando se tratar de gengivite, uma boca mais sadia começa com bons hábitos de escovação. Confie em Crest e Oral-B para obter os melhores resultados em soluções de cuidado bucal.

Fonte: https://goo.gl/6Mw0G6