CUIDADOS COM AS FACETAS DE PORCELANA

PUBLICADO EM 01/04/19

A colocação de facetas de porcelana é um dos métodos mais rápidos de se eliminar manchas e pequenos defeitos nos dentes e conseguir um sorriso perfeito. Porém, para mantê-las intactas é preciso tomar alguns cuidados, tais como:

Higiene adequada: As facetas de porcelana são imunes à deterioração dos dentes, porém, isso não significa que elas não precisam ser escovadas, principalmente porque os dentes continuam ligados a elas e podem se deteriorar através de pequenas cavidades que podem surgir. Por isso, uma escovação regular com o uso de fio dental é necessária após a colocação das facetas. De preferência, utilize escovas de cerdas macias e uma pasta de dentes que não seja muito abrasiva para fazer com que as facetas durem mais tempo. Lembre-se sempre que os dentes ainda são suscetíveis a cáries.

Gengivas: As facetas de porcelana tornarão suas gengivas muito mais visíveis, por isso é importante mantê-las sempre saudáveis. Qualquer doença periodontal ou de gengivite poderá causar o recuo das gengivas, onde as facetas estão fixas.

Alimentos muito crocantes: Para manter a durabilidade e beleza de suas facetas dentárias, evite morder plásticos, metais e mastigar alimentos muito crocantes ou duros, pois eles podem causar riscos, ou até mesmo fraturas nas facetas de porcelana. Se você tem o costume de ranger dentes ou pratica esportes de contato, invista em protetores dentários.

Café, vinho e outros: Assim como os dentes originais, as facetas são suscetíveis a manchas provocadas por vinho, fumo e outros alimentos ou hábitos que causam o escurecimento dos dentes. Sempre que estiver em contato com esses alimentos, beba muita água.