3 DICAS PARA TER GENGIVAS MAIS SAUDÁVEIS

PUBLICADO EM 14/03/19

Cuidar das gengivas é essencial para ter uma saúde bucal completa! Confira essas dicas para cuidar melhor das suas gengivas:

Fique de olho na sua alimentação: A alimentação está diretamente ligada à sua saúde bucal e, por isso, merece uma atenção maior. Uma dieta rica em fibras, por exemplo, é um forte aliado para seus dentes e gengivas se manterem saudáveis. Por outro lado, os carboidratos e itens abundantes em sacarose não são os recomendados diariamente no seu prato. Isto porque, esses alimentos são ricos em diferentes tipos de açúcar, resultando no aparecimento da grande vilã, a cárie.

Escove seus dentes com cuidado: Escovar os dentes não deve ser uma tarefa feita com pressa. Até porque, bastam dois minutos para uma escovação eficiente, por isso, dedique-se bem nesse tempo. Além disso, fique atento à força aplicada na escova. Com uma maior pressão sobre as cerdas, pouco a pouco, o esmalte dentário acaba sendo desgastado e prejudicado, causando até ferimentos na gengiva. Para uma escovação ideal, faça movimentos circulares e controlados sobre os dentes e gengiva, sem excesso de força. E ainda, vale a pena optar por uma escova com cerdas macias ou extra macias.

Fio dental é essencial: A escova de dentes tem sua devida importância na higiene bucal, contudo, o fio dental é um item indispensável. Só ele consegue alcançar os espaços entre os dentes, onde as cerdas não chegam. Além disso, ele ajuda na remoção da placa bacteriana e restos de alimentos presos. E então, o fio dental consegue fazer uma limpeza subgengival e prevenir problemas bucais, como a gengivite, mau hálito e manchas nos dentes, por exemplo.