Como escolher uma escova de dentes

PUBLICADO EM 29/08/18

O Mercado oferece milhares de modelos de escovas de dente que, em muitos momentos, ficamos com algumas dúvidas em qual a melhor para levarmos. Por isso hoje separamos algumas dicas para lhe ajudar nesta escolha.

- Escolha as escovas de dente que têm cerdas da mesma altura, pois elas proporcionam limpeza mais eficaz;
- Opte pelas versões macias ou médias, porque as duras são contraindicadas por poderem machucar a gengiva;
- As escovas elétricas também são ótimas alternativas, pois, apesar de terem um custo elevado, elas fazem o movimento correto na hora de fazer a limpeza, tornando fácil, também, a escovação de quem tem dificuldade motora;
- As escovas interdentais são indicadas para limpar entre os dentes quando o paciente tem retração gengival, mas é necessário utilizá-las apenas com a orientação profissional;
- A escova de dente deve ser substituída quando as cerdas estiverem abertas, porque ao perderem a forma, elas não conseguem remover as placas bacterianas.

Além de escolher bem a sua escova, o armazenamento e a higienização dela também são importantes, olha só:
- É de extrema importância lavá-las muito bem com água corrente e secá-las.
- Leve-a na bolsa dentro de caixinhas de transporte.
- No banheiro, escolha locais fechados como gavetas e armários, ou use capinhas próprias para escovas de dente, já que no ar há partículas de fezes quando a descarga é acionada, além de outras bactérias que são depositadas na escova quando está exposta.