Como usar o fio dental corretamente

PUBLICADO EM 24/08/18

Uma recomendação de todos os dentistas é o uso do fio dental, mas este precisa ser feito de uma forma correta. Por isso hoje vamos conversar um pouco sobre isso, pois muitas dúvidas surgem quando vamos usá-lo.

Devemos usar o Fio Dental antes ou após a escovação?

A sequência para usar o fio dental não faz nenhuma diferença, ou seja, ele pode ser usado tanto antes como após a escovação para deixar os dentes bem limpos. A maneira mais indicada para remover totalmente a placa bacteriana dos dentes é escová-los, passar o fio dental e finalizar com o anti-séptico bucal. Não se esqueça de fazer isso diariamente, principalmente após as refeições.

E como devemos usar o fio dental corretamente?

Para que a limpeza dental seja completa, além de muita paciência, é necessário usar o fio dental em todos os dentes de forma correta. Para isso, enrole ao redor de cada dedo médio cerca de 40 centímetros do fio dental, deixando pelo menos 10 centímetros entre os dedos. Segurando entre o polegar e o indicador, as duas mãos devem deslizar o fio dental levemente fazendo o movimento para cima e para baixo entre os dentes. Vá passando o fio delicadamente ao redor da base de cada dente.
Não esqueça que além dos dentes da frente, o fio também deve ser passado nos dentes do fundo. Para retirar o fio, faça movimentos para trás e para frente de forma suave. Nunca force o fio contra a gengiva, pois é perigoso cortar ou machucar. Repita o procedimento para cada dente, sempre usando uma parte nova do pedaço do fio dental.